Fórum voltado para discussões da disciplina de Economia Política
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 O que é afinal Economia Política?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Antonio Carlos

avatar

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/08/2009
Idade : 65
Localização : Teresina, Brazil

MensagemAssunto: O que é afinal Economia Política?   Ter Ago 25, 2009 1:38 pm

Segundo o autor, Nunes (2007), Economia Política, vem lá dos gregos e significa, etimologicamente falando, administração do patrimônio da cidade. Mas isso, já ficou para trás, assim como a civilização grega. Segundo alguns historiadores, que o uso da expressão Economia Política tenha aparecido ainda no século XVII, um um autor mercanlilista chamado Antoine Montchresten, de origem francesa. (antonio carlos)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.meionorte.com/antoniocarlos
Pablo Reis Arrais



Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/08/2009

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Ter Ago 25, 2009 7:49 pm

Entendo a economia política, a princípio, como uma ciência que vislumbra o estudo da influência das instituições sociais (com destaque para o Estado) em todo o sistema de produção. Não se limitando, portanto, a uma abordagem quantitativa da economia em si.
Logo, de um modo mais particular, a economia política estuda os aspectos mais técnicos que envolvem os modos de produção, partindo do ponto de vista do papel do Estado em cada um deles.


Última edição por Pablo Reis Arrais em Ter Ago 25, 2009 7:54 pm, editado 1 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
anderson_matheus



Mensagens : 1
Data de inscrição : 25/08/2009

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Ter Ago 25, 2009 8:16 pm

A Economia Política é a ciência que estuda as relações entre a economia e todas as outras instituições presentes do dia-a-dia das pessoas. Procura entender como as instituições e os contornos políticos influenciam a conduta dos mercados. Ou seja, a Economia Política vai muito além da simples análise econômica e quantitativa, posto que essa ciência procura estudar também as relações sociais.
Além disso, a Economia Política não pode ser estudada separada da História, pois ela também é definida por seu desenvolvimento histórico.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Niderlee

avatar

Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/08/2009
Localização : Brasil

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Ter Ago 25, 2009 8:41 pm

Economia política é a ciência que estuda as relaçoes de produção associada ao poder político dentro dos Estados. Dessa forma, além de se preocupar com a análise da circulação e consumo de artefatos, se preocupa também com a influência do modo de produção nas relações sociais. =D
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lucas leonidas



Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/08/2009

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Ter Ago 25, 2009 11:59 pm

A economia política recebe o caráter de ciência com o advento do capitalismo, relevando o seu papel como ciência que relaciona os aspectos econômicos ao contexto em que a sociedade está inserida em determinada época, regendo suas questões através de leis próprias. Assim, há de se considerar o aspecto histórico, em que determinada tendência ou teoria rege as relações e os modos de produção de determinada época e sociedade, como o modo de produção feudal e o modo de produção capitalista.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Wesley de Holanda

avatar

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/08/2009

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Qua Ago 26, 2009 1:28 am

Desde a grécia antiga escrevia-se documentos sobre a economia, mas nunca ela era apresentada de forma independente, ficando sempre atrelada a assuntos como moral, política, direito, etc.
Os mercantilistas viam a economia como um simples instrumento para aumentar o poder dos soberanos.
Com o desenvolvimento cada vez mais intenso do capitalismo tornou-se necessário criar uma ciência com um nome bonito para se falar de economia. Então acharam bonitinho o termo economia política, recém utilizado pelo mercantilista Antoine de Montchrestien. Naquele euforismo de se descobrir as verdades absolutas, disseram ser essa a ciência que além de tratar somente de economia, ainda descobriria as mais variadas leis econômicas. Essa ciência teria começado agora com caráter científico, mas não por muito tempo ela permaneceria tão científica assim. Depois que o capitalismo reinou de vez, logo essa nova área da ciência adquiriu um caráter ideológico.
Depois do surgimento de Marx, que muito usava o termo economia política, o termo ficou "feinho". A velha economia política passou a ser chamada de economia política burguesa. As críticas intensas botaram em risco a ideologia burguesa vigente na época. Criou-se então a ciência "economia", novamente com a pretensão de ser científica, porém com um caráter ideológico embutido. Mas essa ciência "economia" só seria a cara nova da "economia política burguesa", que se contrapunha à "economia política marxista".

Economia política seria mais um dos vários nomes da área do conhecimento que trata do modo de produção e distribuição da riqueza. Área do conhecimento cheia de ideologias, que é dirigida em grande parte pelas classes dominantes. Foi um nome considerado inicialmente bonitinho pelos opositores do sistema mercantilista de produção, um nome que daria caráter científico às teorias abordadas sobre a economia. Foi um nome utilizado para designar um ramo do conhecimento profundamente influenciado pelas ideologias da época, que por possuir caráter tão ideológico tem que ficar mudando de denominação a cada mudança paradigmática no modo de produzir e distribuir as riquezas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Lara



Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/08/2009

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Qua Ago 26, 2009 8:51 am

A economia política, existente desde a Grécia Antiga, com o conceito fundamental de que a produção não pode realizar-se de forma individual(no sentido de um ser humano atendendo suas necessidades com seu trabalho e produção exclusivos), desenvolveu-se de um modo mais familiar à sociedade moderna com o advendo da 'sociedade civil', termo utilizado para descrever a sociedade(principalmente europeia) a partir do séc. XVIII. Prever necessidades, demandas e o que fazer no caso de um desequilíbrio econômico(como as crises) tornou-se fundamental em uma sociedade em que a produção de recursos materiais(como o trabalho no campo e a exploração de recursos minerais) não mais sobrepõe as profissões que não geram valores materiais(médicos, atores); saber como harmonizar tudo isto dentro de uma sociedade complexa com diversas demandas individuais transformando-a em uma demanda de mercado equilibrada em que todos sejam atendidos, caracteriza ideal e basicamente esta ciência.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Raul



Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/08/2009

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Qua Ago 26, 2009 9:53 am

Engedrada na concepção burguesa de progresso e enriquecimento econômico, num contexto de mudanças e renovação de mentalidade,a Economia Política serviu como instrumento teórico. Como ciência é sumamente importante a outras ciências, da mesma forma em que se apóia nessas, revelando que as diversas ciências não podem ser compreendidas como áreas estanques. Daí não aferra-se a um estudo simples das relações econômicas, pois admite a importância das relações sociais, tornando necessário o entendimento dos fatores políticos, das instituições pelo modo como afetam o mercado .
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
thais.sousa



Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/08/2009

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Qua Ago 26, 2009 10:16 pm

Em seu processo de desenvolvimento, a economia política clássica se apresentou como um fator de transformação da situação em que se encontrava a Europa na época da transição feudalismo-capitalismo. As diversas críticas feitas pelos fisiocratas, defensores da perspectiva clássica-marxista, como, por exemplo, a crítica de defesa do liberalismo, demonstravam que havia uma crise no sistema feudal e era necessário uma mudança. O sistema feudal contava com falhas. Uma única classe produtiva (vassalos) era responsável pelo sustento de todo o resto (clero, nobreza, etc). Surgiam assim as noções de trabalho produtivo e trabalho improdutivo.
Entretanto, a concepção de economia política naquela época mudou e é um pouco diferente da que se tem hoje.
Atualmente, a economia política se apresenta como o estudo dos fatores econômicos interdisciplinarmente, afinal, a economia não pode ser considerada como uma ciência livre de certos fatores, tais como renda, educação, evolução história da sociedade em questão, etc. Economia, história, direito e diversas outras ciências se completam no estudo da economia política.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Thales Matos

avatar

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/08/2009
Idade : 26

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Qua Ago 26, 2009 10:18 pm

Isso aí, pessoal: cada um copia e cola um trecho do google flwww

Amigos, não se prendam a definições tão complexas. Economia política é, simplesmente, uma ferramenta para que os mais espertos possam utilizar-se de suas visões de mundo para lucrar sobre os menos favorecidos intelectualmente Smile

(Desculpa ae, gente. Não consigo entrar nesse clima: pesquisar no google e copiar um monte de palavras bonitas que ninguém entende, de fato, além do professor. Eu digito as besteiras que eu penso mesmo =/ Me recuso a colar um trecho que não seja de minha autoria e, se é colando que meu tópico vai ser admirado e avaliado, ficarei sem nota.)


Última edição por Thales Matos em Qua Ago 26, 2009 11:01 pm, editado 4 vez(es)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Iana

avatar

Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/08/2009
Idade : 27

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Qua Ago 26, 2009 10:37 pm

É certo que o homem possui diversos tipos de necessidades, tais como as necessidades naturais e individuais. No entanto, não se pode esquecer o fato de que o homem é um ser social, que vive em grupo, em cooperação com o seu semelhante para a maior satisfação das necessidades sociais. Compreendendo como essa convivência em grupo ocorreu é que se dá a origem da Economia Política. A Economia Política tem como preocupação as questões que surgem em relação à satisfação das necessidades dos indivíduos e da sociedade. É a ciência que estuda as relações sociais e trata das leis que regem a produção, circulação e consumo das mercadorias. Meios estes que serão responsavéis pela satisfação das necessidades dos indivíduos e da sociedade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rebeca



Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/08/2009
Idade : 26

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Qui Ago 27, 2009 8:47 am

A economia política é uma forma de analisar a sociedade a partir de uma perspectiva das relaçoes comerciais, lembarando que a economia é originária de relacoes socio-político-históricas de uma sociedade. ( vou aderir a idéia do Thales de ser simples..=D)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Daniel de Jesus



Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/08/2009
Idade : 26

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Qui Ago 27, 2009 9:53 am

Economia Política é uma ciência social que estuda o comportamento humano na sociedade em relação à questão da escassez e a necessidade da escolha do homem, pois os recursos são escassos e não há produtos para todo mundo, conseqüentemente a necessidade de escolha e administração de recursos são objetos de estudo da Economia Política.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Alessandra

avatar

Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/08/2009
Idade : 26
Localização : Teresina-Pi

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Sex Ago 28, 2009 8:31 am

Economia política é uma ciência que considera a produção e a distribuição da riqueza como objeto de estudo.Possui um baixo nível de abstração,porque seu estudo é atrelado à história e é muito próxima da vida cotidiana dos homens,de suas relações de trabalho e da qualidade de vida.Suas teorias não são muito matemáticas e por essas e outras é considerada ideológica por alguns.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Antonio Carlos

avatar

Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/08/2009
Idade : 65
Localização : Teresina, Brazil

MensagemAssunto: Economia Política - sem precisar pesquisar no Google   Sex Ago 28, 2009 9:38 am

Thales Matos escreveu:
Isso aí, pessoal: cada um copia e cola um trecho do google flwww

Amigos, não se prendam a definições tão complexas. Economia política é, simplesmente, uma ferramenta para que os mais espertos possam utilizar-se de suas visões de mundo para lucrar sobre os menos favorecidos intelectualmente Smile

(Desculpa ae, gente. Não consigo entrar nesse clima: pesquisar no google e copiar um monte de palavras bonitas que ninguém entende, de fato, além do professor. Eu digito as besteiras que eu penso mesmo =/ Me recuso a colar um trecho que não seja de minha autoria e, se é colando que meu tópico vai ser admirado e avaliado, ficarei sem nota.)

Caro Thales, a idéia primeira é que o texto indicado pelo professor, NUNES (2007), seja a base inicial das discussões. Esgotado o texto, qualquer um pode pesquisar o assunto em outros textos, inclusive no Google, Wikepedia, etc... entretanto, a base do fórum deve ser o texto indicado.... É isso aí.... Sugestão: leia o texto primeiramente (3 vezes se necessário) e volte ao fórum... ANTONIO CARLOS
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.meionorte.com/antoniocarlos
Hérica
Admin
avatar

Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/08/2009
Localização : Brasil

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Sex Ago 28, 2009 10:38 am

Economia Política é uma ciência que estuda os fenômenos sociais, pelos quais se busca a satisfação das necessidades econômicas das pessoas(aquisição de bens, prestação/utilização de serviços etc) numa dada sociedade.

_________________
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=ls&uid=165049464404
Thales Matos

avatar

Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/08/2009
Idade : 26

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Sex Ago 28, 2009 1:33 pm

dah carrim naaum mahh!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Wesley de Holanda

avatar

Mensagens : 5
Data de inscrição : 18/08/2009

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Sab Ago 29, 2009 1:08 am

Nesse exato momento o tópico tem 238 visualizações, mas possui apenas 17 mensagens. Razz
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
MARIO SANTOS



Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/08/2009
Idade : 40
Localização : Teresina-PI

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Sab Ago 29, 2009 3:25 pm

Economia Política é a ciência da administração dos recursos escassos. Estuda as formas que assume o comportamento humano no aproveitamento desses recursos: analisa e explica as modalidades segundo as quais um indivíduo ou uma sociedade afeta meios limitados à satisfação de necessidades numerosas e ilimitadas.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Maria Clara

avatar

Mensagens : 4
Data de inscrição : 14/08/2009
Idade : 26
Localização : Teresina, PI, BR

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Dom Ago 30, 2009 9:01 pm

A Economia Política objetiva analisar a relação entre a sociedade e os processos econômicos que nela se desenvolvem, visando aprofundar-se em como o homem e as instituições por ele criadas interferem no mercado e na produção de riqueza, e vice-versa, bem como abordar modos harmônicos de satisfazer as necessidades tanto dos indivíduos como do Estado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=487604822374801584
Jivago

avatar

Mensagens : 3
Data de inscrição : 18/08/2009

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Dom Ago 30, 2009 9:25 pm

Sendo a economia, de certa forma, "ciência da escolha", poderia-se dizer que a economia política refere-se ao estudo das escolhas, considerando os meios escassos, que têm relação com a pólis, ou seja, que vão afetar a sociedade parcialmente ou em sua inteireza.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Felipe



Mensagens : 1
Data de inscrição : 18/08/2009
Idade : 26

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Dom Ago 30, 2009 11:36 pm

Economia política estuda as relações de troca na sociedade, analisando o contexto social e a evolução do comercio. Muitas vezes esse estudo é utilizado como um instrumento da transformação da realidade social. Dessa forma, deve-se entender que a economia politica, como análise científica, vai sofrendo transformações a partir dos interesses das classes dominantes em cada contexto historico - social.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Pablo Guimaraes



Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/08/2009

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Seg Ago 31, 2009 8:46 pm

Economia política foi adotada pela primeira vez por Antonie de Montchrétien,um mercantilista Frances em 1615, mas nasce verdadeiramente com o advento do capitalismo como sistema produtivo, utilizada como estudo das relações de produção.A economia política propôs Adam Smith “enriquecer tanto os indivíduos como o soberano” liga basicamente o desejo de enriquecer a princípios universais decorrentes da natureza humana sendo que o trabalho é a fonte real do valor(teoria do valor-trabalho). A economia política é o estudo de como as pessoas e a sociedade devem empregar os recursos escassos que podem ter alternativas utilizações portanto é a ciencia que estuda o comportamento humano enquanto relação entre fins e meios escassos e de como devemos administrar esses recursos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Zilton



Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/08/2009

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Ter Set 01, 2009 1:40 am

Bem, a Economia Política é a Ciência que estuda as
relações sociais de produção, circulação e distribuição
de bens materiais, definindo as leis que regem tais relações.
Além disso, procura analisar o caráter das leis econômicas, sua especificidade, sua natureza e suas relações mútuas, tornando-se, nesse ponto, uma ciência fundamentalmente teórica, utilizando-se dos dados fornecidos pela economia descritiva e pela história econômica.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
eduardo martins



Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/09/2009

MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   Ter Set 01, 2009 9:21 pm

Economia política é a ciência que estuda as relações de produção tendo como um dos seus focos principais as relações sociais. Portanto seu objeto de estudo não desconsidera o contexto sócio-político.
No seu avanço através do tempo e possível desvendar os "rostos" que lhe foram dados,de inicio chamada "neoclássica", era ferramenta da burguesia cativa nos grilhões do absolutismo na sua luta por liberdade,na retórica ideológica da burguesia os pilares da economia neoclássica eram colocados como leis naturais assim como as leis físicas e que a ordem social nascida com a sua revolução eram conseqüências naturais dessas leis imutáveis,depois com a burguesia livre e detendo o poder político e econômico ,a economia foi reivindicada para uma nova classe nascente e cada vez mais numerosa o proletariado.
Nesse novo momento a economia política recebeu um novo nome, se chamava agora “marxista” ,a mesma foi usada para mostrar como funcionava o capitalismo como se desenvolvia seus processos internos e que perspectivas ela oferecia para o proletariado,acima de tudo era vista como um instrumento de transformação social,Marx afirmava que a chamada a economia neoclássica era um momento de transição em um processo que resultaria na emancipação do proletariado e sua conseqüente posse do poder,na sua explicação empregava termos próprios como “mais-valia”,”modo de produção” “super e infra-estrutura” “ ditadura do proletariado” entre outros.
Com a perspectiva subjetivo-marginalista e autores subseqüentes surgem contestações a visão marxista da economia,surge a “teoria dos fatores de produção” a “teoria da distribuição do rendimento” e a “teoria da formação dos preços” e ainda em especial o “principio da utilidade marginal decrescente” e a “teoria subjetiva do valor”,esses trabalhos contribuíram para uma nova definição da economia assim enunciada:”A economia é a ciência que estuda o comportamento enquanto relação entre fins e meios escassos susceptíveis de usos alternativos” economia era vista agora a grosso modo como a ciência da melhor escolha.
A nova visão pragmática da economia conduz a exageros como um apego excessivo a analises matemáticas, tal fato levado ao extremo por alguns autores, intencionava transformar ingenuamente a ciência econômica numa ciência exata, onde pormenores de modelos econômicos poderiam ser explorados de forma quase absoluta através de métodos matemáticos, desconsiderando simplesmente todo seu aspecto social e sua aproximação com as ciências sociais, como a historia por exemplo.
Em fim, é possível vislumbrar claramente com a ótica do sec. XXI, que as tentativas de transformar a economia numa ciência exata foram por demais audaciosas, todas as teorias econômicas pressupõem sempre uma concepção do homem, um projeto do mesmo, a temática da investigação econômica dependem profundamente da situação do investigador na sociedade, de sua psicologia, de sua historia pessoal e aspiração política, assim a economia como uma ciência humana em si, corre o risco de ela própria transforma-se em ideologia, instrumento de grupos sociais e nações para alcançar objetivos que ambicionam, mas sonhar com uma ciência totalmente pura de ideologias não parece por demais razoáveis, os conflitos de ideologias é condição para a vitalidade da atividade cientifica, ainda mais da ciência econômica.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: O que é afinal Economia Política?   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O que é afinal Economia Política?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Anexo III - Política de Baixa e Reintegração.
» ENSINO DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ SOBRE POLÍTICA >>>com Dr véu o Romário
» Política de Licença de Serviço
» É possível um crente exercer um cargo na política sem se corromper?
» Anexo I - Política de Segurança

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Economia Política :: Discussões Gerais :: Notícias e Debates-
Ir para: