Fórum voltado para discussões da disciplina de Economia Política
 
InícioPortalCalendárioFAQBuscarMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 PRÉ-SAL - O QUE É... PARA QUE SERVE E A QUEM IRÁ BENEFICIAR.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
doctor_tech



Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/09/2009

MensagemAssunto: PRÉ-SAL - O QUE É... PARA QUE SERVE E A QUEM IRÁ BENEFICIAR.   Ter Set 15, 2009 1:19 am

PRÉ-SAL - O QUE É... PARA QUE SERVE E A QUEM IRÁ BENEFICIAR.

O PRÉ-SAL É O NOME QUE SE DEU A UMA GRANDE DESCOBERTA, PELA PETROBRÁS, DE UMA RICA ÁREA DE PROMISSORA
EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO. POR SE ENCONTRAR EM PROFUNDIDADE ABAIXO DE 6 MIL METROS, ISTO É, ABAIXO DO SOLO[justify] MARINHO, E ABAIXO DE UMA CAMADA SUBTERRÂNEA DE SAL, É QUE SE DENOMINA DE PRÉ-SAL. SEGUNDO SE ESPECULA, TRATA-SE DE UMA EXPECTATIVA DE UMA RESERVA DE 30 BILHÖES DE BARRIS DE PETRÔLEO, O QUE COLOCARIA O BRASIL ENTRE O 6o. OU 7o. MAIOR PRODUTOR DO MUNDO.

O GOVERNO LULA TEM DITO QUE O PRÉ-SAL É A GRANDE OPORTUNIDADE QUE O PAÍS TEM DE REPARAR AS DESIGUALDES SOCIAIS EXISTENTES E PARA TANTO, PREDENTE (EXISTEM 4 PROJETOS NO CONGRESSO ESPERANDO DISCUSSÃO E VOTAÇÃO) DISTRIBUIR PARTE DESSA RIQUEZA, COM OS PROJETOS SOCIAIS DO PAÍS, COM A EDUCAÇÃO, COM A CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

ATUALMENTE, OS ESTADOS PRODUTORES (?) DIVIDEM ENTRE SI, OS royalties PAGOS PELA PETROBRÁS AOS MUNICIPIOS.
O ENGRAÇADO QUE AS PLATAFORMAS DISTAM MAIS DE 100 KM DO CONTINENTE, MAS MESMO ASSIM OS ESTADOS DE ESPIRITO SANTOS, RIO DE JANEIRO E SÃO, JUNTOS LEVAM MAIS 80% DESSES RECURSOS.

NAO SE DEVE COMETER ESSA MESMA "SACANAGEM" COM OS DEMAIS ESTADOS BRASILEIROS.

PESQUISE SOBRE O PRÉ-SAL.. COLOQUE SUA PESQUISA E SEUS COMENTÁRIOS SOBRE ESSA INFORMAÇÃO ACIMA E TAMBÉM SOBRE O QUE VOCÊ PESQUISOU... EU SOU O DOCTOR_TECH...[justify] cyclops
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
lucas leonidas



Mensagens : 2
Data de inscrição : 17/08/2009

MensagemAssunto: Re: PRÉ-SAL - O QUE É... PARA QUE SERVE E A QUEM IRÁ BENEFICIAR.   Ter Set 15, 2009 9:46 pm

O pré-sal, em virtude de sua grandeza e riqueza, mostra-se um assunto de repercussão não apenas nacional, mas também internacional. Através da exploração nessa área, o Brasil tornar-se-á um dos maiores produtores de petróleo no mundo. Retratado pelo governo brasileiro como a "grande oportunidade" para o Brasil, resta agora definir como ela vai ser explorada. A proposta formulada pelo governo realmente mostra-se contundente, definida como um projeto a longo prazo, em que grande parte dos recursos adquiridos serão destinados a um fundo social. Porém, essa proposta támbem mostra-se como uma política populista e demagógica, como um novo "O petróleo é nosso", e que será utilizado como o grande carro-chefe da campanha da candidata à presidência Dilma Rousseff pelo PT. Assim como os recursos e as tecnologias que serão empregadas na exploração, também é indefinido o modo de exploração e administração dos lucros, que, em minha opinião, não será definido pela proposta enviada ao congresso pelo governo, e sim depois das eleições presidenciais de 2010, pois quem sabe não aparece um novo "Fernando Henrique Cardoso" e estabelecer um projeto a curto prazo. Então, quem irá se beneficiar com o pré-sal ainda é uma incógnita.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rafael Uchôa

avatar

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/08/2009
Idade : 27

MensagemAssunto: Re: PRÉ-SAL - O QUE É... PARA QUE SERVE E A QUEM IRÁ BENEFICIAR.   Seg Set 21, 2009 11:21 am

A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo. Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal que pode ter até 2 km de espessura, dessa forma, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar.
Estas reservas se formaram há, aproximadamente, 100 milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos. Técnicos da Petrobras ainda não conseguiram estimar a quantidade total de petróleo e gás natural contidos na camada pré-sal. No Campo de Tupi, por exemplo, a estimativa é de que as reservas são de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo.
Em setembro de 2008, a Petrobras começou a explorar petróleo da camada pré-sal em quantidade reduzida. Esta exploração inicial ocorre no Campo de Jubarte (Bacia de Campos), através da plataforma P-34.
Se forem confirmadas as estimativas da quantidade de petróleo da camada pré-sal brasileira, o Brasil poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo.
Acredita-se que, somente por volta de 2016, estas reservas estejam sendo exploradas em larga escala. Enquanto isso, o governo brasileiro começa a discutir o modelo de exploração que será aplicado.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Rebeca



Mensagens : 3
Data de inscrição : 19/08/2009
Idade : 26

MensagemAssunto: Re: PRÉ-SAL - O QUE É... PARA QUE SERVE E A QUEM IRÁ BENEFICIAR.   Seg Out 05, 2009 9:49 am

As reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal do litoral brasileiro estão dentro da área marítima considerada zona econômica exclusiva do Brasil. São reservas com petróleo considerado de média a alta qualidade e representa uma enorme riqueza para o Brasil. O pré-sal é uma bencão para o Brasil, como também um desafio, os desafios vão desde a tecnologia que deve ser desenvolvida para a sua exploração como também definir qual o melhor método de dividir os lucros e aplicá-los.
Seria um grande avanço para todos os brasileiros ter a riqueza dessa enorme reserva de petróleo e gás natural revestida em uma forma de benefíco geral. O governo antes de sonhar com os bilhões de dólares que vão inundar o orçamento estatal, deveria se questionar qual a melhor forma de fazer esse dinehrio render a longo prazo e como utilizá-lo para melhorar a vida de todos os brasileiros e não somente aqueles envolvidos direta e indiretamente na exploração do pré-sal. O exemplo da Noruega, citado na revista Exame, parace o melhor modelo pra se copiar. A Noruega utilizou o dinherio produzido pelo Petróleo para criar um fundo para a previdência social e somente uma parte do dinheiro é repassado para o governo, essa foi uma forma encontrada de prepetuar a riqueza do pretóleo por diversas gerações. Assim, esse é o exemplo de um país que utilizou o petróleo não para benefíco particilar e sim para o bem-comum (diferente da Venezuela, por exemplo). É papel do governo elaborar umprojeto sério para reverter os petrodólares para a polução, buscando igualdade e não evidenciar mais a desigualdade.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: PRÉ-SAL - O QUE É... PARA QUE SERVE E A QUEM IRÁ BENEFICIAR.   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
PRÉ-SAL - O QUE É... PARA QUE SERVE E A QUEM IRÁ BENEFICIAR.
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Gostaria de saber para que serve o alho desidratado?
» Tipos de azeites - Vc sabe para que serve ou para que se emprega?
» Você sabe para que serve as telas de aluminio?
» Para que serve determinado tempero?
» Para que serve aquela tábua atravessando o trilho??

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Economia Política :: Discussões Gerais :: Notícias e Debates-
Ir para: